ABFMED esta negociando com Portais de Cotação, segundo Executivo da associação Deivis de Oliveira Guimarães pretende-se chegar a um acordo com os Portais em busca de redução de custos que irá gerar economia para toda cadeia de compra, desde os hospitais compradores, operadoras de planos de saúde, SUS e o usuário.
-
Uso de novas tecnologias e novos custos para cadeia de fornecimento
Com o aumento do uso da tecnologia cada vez mais hospitais e clinicas vêm utilizando Portais de Cotação para acessar a cadeia de venda de produtos hospitalares, com isso novos modelos de negócio também vão surgindo, no entanto, a maior preocupação da ABFMED é quem pagará essa conta? Pois sabemos que toda tecnologia tem seu custo e a entrada de um novos players no mercado (Portais de leilão reverso) cria um novo intermediário.
Até o inicio da pandemia não existiam cobranças do segmento de fornecimento para usar e acessar as plataformas, exceto nos casos de aquisições de produtos destes portais, mas desde o ano passado alguns Portais vem tentando cobrar percentuais dos distribuidores e industrias que utilizam esses Portais, além de já cobrar dos hospitais e clinicas pelo uso do sistema, testão implantando a politica de cobrança dos vendedores, o que irá aumentar ainda mais os custos para os usuários.
Preocupado com essa situação e com o cenário nacional, a diretoria da Abfmed deliberou que seu Executivo inicia-se tratativas com os principais portais de cotação (Bionexo e Sintese ) visando buscar acordos que mantenham a gratuidade do acesso por parte dos distribuidores e industrias.
-
Negociações em andamento
O primeiro Portal a responder a solicitação da Abfmed foi o Portal Sintese B2B, que formatou um acordo de não cobrança dos usuários além de vantagens para empresas que tenham interesse em integrar via ferramenta de integração Pharmanexo. Segundo o CEO do Portal Sintese, Sr. Beltran, uma das maiores preocupações do portal síntese é levar o maior numero de ofertas aos usuários do portal, aumentando a competitividade e a vantajosidade para todos.
O segundo Portal a iniciar as negociações foi o Bionexo, que já realizou algumas reuniões com a diretoria do Portal, mas ainda não concluiu a negociação, hoje o Bionexo mantem cobrança dos distribuidores da cadeia de fornecimento, e a Abfmed esta buscando uma parceria com o Bionexo para criar um modelo que não onere os valores dos medicamentos e materiais aos hospitais que usam a plataforma. Existe uma perspectiva de que a negociação avance de forma positiva e alcance um acordo ainda no mês de Fevereiro de 2022.